quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

I love Milka und Germany


I love Milka 1... Uma tristeza de fiapos de rotina e inutilidade consomem-me. I love Milka 2... já lá vão 5 meses... I love Milka 3... tristeza, saudade, angústia.
Cinco meses depois onde está a Alemanha? No mínimo, é irreal. Cá vamos nós mergulhando “num mar de sargaços” irreal... caramba! Acabaram-se os Milka.
Pois bem, escrevamos: no dia 9 de Agosto de 2010, depois da experiência dolorosa de Dachau, eis-nos rumo a destinos mais neutros e agradáveis. Garmisch-Partenkirchen era o destino.
Mas , a Alemanha, verde, qual quadro impressionista, qual cenário ideal, não nos deixava prosseguir. Tudo é hora para parar. A 11 Km de Garmisch-P. parámos pois então. Para visitar a Abadia de Ettal, em Ettal, pois claro! Uma pacata vila turística e local de peregrinação (devido à Abadia), prenhe de casas de hóspedes e hotéis. Tudo a sorrir, tudo florido. (Apetece ficar, pasmar, estar).







A abadia é completamente barroca e até rococó. Diferente do barroco português, muito rosa, suave, luxuosa, visão conquistada. Foi construída no século XIV pelo imperador Ludwig e foi lar beneditino.
Lembram-se de “Volta ao mundo”? Sobre ela diziam: “ puro exemplar do esplendor do estilo rococó” . Se a foto cativava, imagine-se a visão sem lente e sem papel...






Infelizmente a minha lente não lhe fez a devida justiça...


Não só a Abadia me cativou, o cenário envolvente também. Visto-me na pele dos outros e imagino-me a viver por detrás daquela janela, a empilhar aquela lenha organizada (!) e , sim, claro, a aquecer-me com ela. Devaneios burgueses, já sei.
Cinco meses depois, aqui, frente a uma lareira, sem graus negativos, com fiapos de memórias, com fiapos de sonhos, crepito como a madeira. “Só estou bem , onde não estou... mudar de vida...”
O Milka certamente que já me ofereceu mais uns gramas-quilos!


2 comentários:

Maria Sancho disse...

Continuo a viajar com as suas belíssimas descrições mesmo conhecendo todos esses lugares.As fotos estão óptimas.Então e não visitou a igreja de Wies? E OBERAMERGAU,a localidade onde vi mais casas pintadas?E o palácio de Linderhof?É um nunca mais acabar demaravilhas mas o tempo não chega para tudo não é?Continue a viajar e a escrever para eu ler...

Paula Vidigal disse...

POis é, algures no caminho desviei-me de Wies, apesar de estar na lista de sítios a visitar, não sei porquê.
Oberamergau é a primeira vez que ouço falar, provavelmente era mais para norte...e de facto, não há tempo (nem dinheiro )para visitar tudo.E depois é como diz, são tantas maravilhas...
bjs