Dias 8 e 9 (sem sabermos ainda
que lá regressaríamos no 12º dia)
Que dizer de Florença que mil
livros e séculos de palavras não tivessem já dito?
E, no entanto, quando se lá chega
o normal é ficarmos sem palavras, tanta é a beleza que emana de qualquer canto,
de qualquer rua, de qualquer praça, do Rio, da paisagem envolvente.
Lembrei-me agora que a propósito
da Toscana não referi um dos seus traços mais caraterísticos e digo traços porque
vi, em Florença, os pintores de rua pintarem num só traço, a verde, a árvore
que mais respira na paisagem toscana: o cipreste. Florença não é exceção uma
vez que esta Dama da Toscana se encontra rodeada de colinas onde os ciprestes
se perfilam por estradas e carreirinhos verdejantes.
Este magnífico cenário pode ser
contemplado de vários pontos altos em Florença. Centremo-nos já no seu expoente
máximo, o ponto para o qual todos os olhares e máquinas fotográficas convergem,
a Piazza dell Duomo, onde se situa a catedral Santa Maria del Fiore, o
campanário, o baptistério e o Museu dell’ Opera.
O ingresso para estes 4 pontos
artísticos custa 10 € e as filas, apesar de serem sempre assustadoras, quer
faça chuva ou sol, têm um tempo de espera razoável.
O interior da Duomo é
magnificente, sobretudo o fresco que decora a cúpula, representando o Juízo Final.
Pode ser contornado e admirado ao longo de uma varanda com vistas vertiginosas.
Ao domingo está fechado (adivinhem o dia que nos calhou?).
Juízo Final
Subindo
ao campanário, (obra de Giotto, 82 m de altura, 400 e tal degraus), igualmente
de vistas e subidas de perder literalmente a respiração, atingimos uma visão de
360º graus da bela Florença.
Fila para visitar Campanário
Tudo
ali respira arte: os telhados, os terraços, jardins, ruas, a praça, lá em
baixo, com as suas formiguinhas em fila… Conhecedor de telhados, o nosso
viajante mais jovem, pôde , qual Ezzio Audittore da Firenze, redescobrir ao
vivo a cidade berço dos Médici, dos Pitti, de Leonardo, de Dante…
As vistas do topo:
O Baptistério começa logo por
chamar a atenção assim que contemplamos as suas portas de bronze, sobretudo a Porta
do Paraíso, assim intitulada por Miguel Ângelo. Também o interior é grandioso e
vale uma atenta visita, de pescoço no ar, “lendo” as cenas representadas nos
mosaicos da cúpula em cinco painéis (de cima para baixo: as Hierarquias
celestiais, o Genesis, vida de S. José, cenas da vida da Virgem e Jesus e vida
de S. João Baptista).
Porta do Baptistério
Cúpula interior Baptistério
Percorrendo
a Via del Calzaiuoli chega-se em poucos minutos a outro ponto desta Dama de
ouro, onde tudo parece saído de um livro, no caso um livro de arquitetura e de
escultura, uma vez que nesta praça, della Signoria, os edifícios principais são
geniais ( Palazzo Vecchio e Loggia della Signoria) e esculturalmente somos
cercados de obras dos mais importantes nomes dos génios renascentistas.
Loggia:
Palazzo Vecchio:
É certo que são apenas réplicas,
os originais encontram-se noutro ponto de Florença, mesmo ali ao lado, que
exige visita obrigatória. Refiro-me à Galeria degli Uffizi, museu de pintura e
escultura que alberga um acervo artístico riquíssimo, como por exemplo, uma
sala inteira dedicada a Boticelli, lembro só o Nascimento de Vénus.
Quantos dias para visitar esta
dama luminosa e bordada a ouro? O mínimo certamente 4 dias, só para visitar a
Galeria mais de meio dia (numa visita pouco exigente), não é que o centro de
Florença seja extenso, tudo se percorre a pé e tudo se liga entre si, mas precisamos
de tempo para admirar tanta qualidade
artística.
Desta vez ficámos quase três dias,
mas já havíamos em tempos, ficado mais três, um dos quais dedicado à Galeria
que este ano ficou para trás. Volto, portanto, ao museu situado em pleno ar
livre, destacando a fonte de Neptuno, o leão de Florença (obra de Donatello) e
o David de Miguel Ângelo.
David, Miguel Ângelo
Fonte de Neptuno
Protegida pela arcada da Loggia
della Signoria mais estátuas se atropelam, cada uma a chamar por si, cada uma a
fazer-nos girar a cabeça e a ficar tontos: O
rapto das Sabinas, Hércules e o
Centauro, Perseu e a sua cabeça
de Medusa.
Passando
pela arcaria da Galeria degli Uffizi apetece entrar, claro está, mas
continuamos, até porque as filas são longas e se bem me recordo o bilhete exige
reserva. O corredor Vasariano “uma
passagem secreta nas alturas”, une o palazzo Vecchio ao Palazzo Pitti. Foi uma
obra engenhosa de Vasari, construída em tempo record, por ordem de Cosme I de Médici, para poder caminhar
livremente entre o seu palácio e a sede do governo, no Palazzo Vecchio, sem se
misturar com a populaça e possíveis inimigos. Visitar tal passagem é privilégio
de poucos, uma vez que para tal é necessária uma autorização especial e um
número específico de visitantes.
(Imagem retirada do google images)
Da ponte que, como o nome sugere,
é a mais antiga da cidade, temos primeiro uma visão exterior porque contornámos
o edifício para poder admirar o Arno.
Depois temos duas visões distinta:
exteriormente uma cor suave, uma ponte estranhamente fechada, com janelas e
arcos e no topo um conjunto simétrico de janelas, a passagem aérea secreta. No
seu interior, um rico corredor de lojas
de ourivesaria, nem sempre assim, aliás.
O mesmo Médici conseguiu ali reunir lojas desta profissão mais nobre para
se livrar do mercado de carnes que ali funcionava em 1500.
Mais à frente o Palazzo Pitti,
outrora também residência dos Médici, um
estranha “muralha” com pedras que parecem almofadas, com o seu ar severo e
forte, na praça com o mesmo nome.
S. Marco, Santa Croce, Igreja de
S. Lorenzo, Galleria della Accademia… são outros pontos estratégicos por onde
passámos, ora procurando-os no mapa, ora deixando-nos levar pela maré, às vezes
vogando ao acaso pelas ruas, percorrendo a História, mas também a modernidade (
o grande comércio Fiorentino feito de
Gucci, Armani e outros que tais apenas para milionários) , a atualidade, ou simples ruas com vendedores de peles, ou o
inevitável Hard Rock Café ou a agradável surpresa de encontrar um antigo
mercado renovado e com novas energias (curiosamente um local onde se pode comer
comida italiana a preços bastante razoáveis) ou o encontro com animação, gentes
dali, do mundo, de toda a parte.
Animação ao lado degli Uffizi
A arte sai à rua: os temas de hoje
A celebração do amor:
Campainhas tão italianas...
Hard Rock Café:
Mercado:
Gentes de todo o mundo:
Santa Croce:
Tudo isto em 2 dias, um com chuva,
outro com sol.
Para pernoitar calhou-nos um
parque misto, (12 € as 24 horas) não especialmente atraente, no meio de uma zona
habitacional, que também alberga uma piscina e uma pizzaria com wi-fi (N 43.75173 E 011. 24392). A
paragem de autocarro é a um passo e o bilhete comprado ao motorista custa 2 € .
Chegados à cidade (a 15 min.) vale a pena comprar bilhetes na Estação de
comboio, paragem terminal do bus.
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